sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como surgiu o Café Filosófico Jamac?



Como parte das atividades da 27ª Bienal de Arte de São Paulo, realizada em 2006, ocorreu uma série de encontros com artistas e estudiosos no Jardim Miriam Arte Clube - JAMAC, no bairro do Jardim Miriam, em São Paulo. Por ocasião desses encontros tomamos conhecimento desse espaço: o JAMAC, iniciativa da artista plástica Mônica Nador com a colaboração de moradores do bairro, foi criado em 2002; a proposta inicial consistia no estabelecimento de um local que funcionasse como atelier para a prática de pinturas com a técnica do estêncil; a artista também pretendia usar tal técnica na pintura de paredes de casas dos moradores do bairro.


Desse nosso encontro surgiu o interesse em colaborar nas atividades desenvolvidas no JAMAC; mas como? o que nós, estudantes de filosofia, podíamos fazer? da confluência dessa nossa disposição e da manifestação de interesse de outros colaboradores do JAMAC surgiu a idéia de organizar debates sobre temas de interesse do público participante com professores e intelectuais; tal idéia foi discutida, sistematizada, e assim surgiu o "CAFÉ FILOSÓFICO - JAMAC".


Falemos com mais vagar da atividade. Fizemos inicialmente uma reunião para pensar nos temas e nos palestrantes; dessa reunião resultou uma lista de assuntos e possíveis convidados. Com essa lista em mãos, entramos em contato com as pessoas sugeridas. O debate acontece no último sábado de cada mês, sempre a partir das 17h00; sua estrutura é simples: inicialmente o palestrante faz sua exposição, o qual é seguida de um debate. Por fim, o café, momento de confraternização.




No que diz respeito ao público, este se constitui de professores da rede pública de ensino, estudantes secundaristas, e moradores do bairro em geral.


À guisa de conclusão, coloquemos a questão que nosso leitor talvez tenha formulado: qual a importância dessa atividade? a resposta é plural: poderíamos dizer que tal iniciativa contribui para a consolidação de um espaço cultural numa região desprovida de políticas públicas voltadas para a cultura; ao mesmo tempo, significa uma descentralização da produção acadêmica para além dos muros da universidade.


Deixamos aqui nosso convite ao leitor para conhecer e participar do "CAFÉ - FILOSÓFICO -JAMAC".



 

JAMAC Jardim Miriam Arte Clube
Onde: Rua Maria Balades Corrêa,08,  Jardim Miriam, São Paulo -SP


Como chegar: na estação Jabaquara do metro, pegar um táxi ou a van Refugio Santa Teresinha (via Carrefour) e descer no ultimo ponto antes de entrar na Rua Ângelo Cristianini seguir a direita duas quadras, nessa rua , até a esquina com a Maria Balades Correa.


Fone: 11.5626 9720


Quando: Todo penúltimo sábado de cada mês (*quando houver alteração eventual  nesta data, nós informaremos aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário